quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

GRUPO CENTAURO VISITA O COMANDO GERAL


Dia 26 de janeiro, integrantes do Grupo Centauro foram recebidos pelo Cmt Geral, Coronel Sérgio Roberto de Abreu, pelo Subcomandante Geral, Coronel Altair de Freitas Cunha e pelo Chefe do Estado Maior, Coronel Valmor Araujo de Melo, para uma visita de cumprimentos pela assunção do comando.


Foi reafirmado pelo porta-voz do grupo o prestigio, o respeito e o apoio dos Oficiais ao cargo de Cmt Geral. 


Foi enfatizado, também, que o Grupo estará vigilante e ao lado das boas iniciativas para fortalecer a carreira de Nível Superior e, ainda, estará pronto e à disposição para colaborar com o Comando nos assuntos para os quais for solicitado.   
O Cmt Geral agradeceu a manifestação do Grupo e discorreu sobre os projetos do Comando para a Instituição e sobre a Carreira de Nível Superior.
O Grupo Centauro agradece a recepção do Alto Comando da Corporação e deseja muito sucesso aos novos gestores da Brigada Militar.

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

POLÍCIA SEGURA

POLÍCIA SEGURA, por Cláudio Brito - Zero Hora, 23/01/2011

Todos queremos segurança. De verdade, ou pelo menos uma sensação de que estejamos seguros em nossas casas, no trabalho, nas ruas. Para isso, como cidadãos, praticamos o bem, evitamos conflitos e fugimos de situações de risco. Confiamos no Estado e em sua capacidade de coibir a criminalidade, punir os faltosos e retirar de nosso convívio aqueles que chamamos de nocivos à sociedade. Se consideramos a impunidade como o fator mais encorajador a animar os criminosos, lutamos por uma Justiça célere e eficaz. Haja reforma processual para dar conta. Presídios são uma necessidade urgente. Estamos defasados, as casas estão superlotadas, e as que foram interditadas parcialmente mostram claramente a carência de meios para uma adequada execução das penas. No começo do combate ao crime, estão as polícias. Antes da fase final da atividade punitiva, quando já aconteceram as condenações e o que falta apenas é o cumprimento das sentenças judiciais. É das polícias que nos vem, ou deveria vir, o sentimento de que estamos seguros.

É mesmo por aí. Polícia forte e atuante é a que os delinquentes respeitam. Civil ou militar, cada uma com suas atribuições. E que as duas estejam integradas, sem qualquer supremacia.

Longe de alguma ideia de polícia única. Quando se fala nisso, indago: quem se farda e quem fica à paisana?

O delegado veste a túnica, ou o coronel vem de terno e gravata? As duas instituições podem e devem conviver de forma produtiva, o que não quer dizer que um dia tenhamos apenas uma. Fundamental entendermos: de toda a lista de necessidades é prioritário contar com um contingente em número suficiente, equipamentos modernos, formação atualizada, transporte, informação, excelência em laboratórios e outros meios de apuração da prova pelas perícias e comunicação. Alcançadas essas condições, ainda assim estaríamos longe da segurança que queremos experimentar. Para nos dar segurança plena, a polícia tem que estar muito segura. Seus profissionais têm que ter tranquilidade e segurança antes de nós. Só quem for seguro nos dará segurança.

E o que os policiais precisam para isso? Prerrogativas idênticas às dos juízes e promotores, por exemplo. No caso dos delegados e dos coronéis, remuneração condizente, que contemple o que se paga aos que têm formação acadêmica no mesmo nível das carreiras de Estado. Subsídios, por suposto.

E, mais ainda, os delegados de polícia precisam gozar da inamovibilidade, garantia de permanência em uma cidade ou região pelo tempo que lhe parecer adequado, não podendo estar a autoridade policial submetida ao desencanto de uma transferência por descontentar, com seu trabalho, algum cacique político. Não é a primeira vez que defendo que os delegados sejam inamovíveis.

Não importa que seja necessário promover uma revisão constitucional para isso. Um dia ela acontece. Os demais agentes policiais têm que ter habitação condigna, escola para os filhos e plano de saúde eficiente, entre outras necessidades básicas.

Vencidos os problemas cotidianos, afastadas as carências que os atormentam, então, sim, estarão seguros os policiais, de quem esperamos que nos venha a segurança. Polícia segura para uma sociedade segura.

O GRUPO CENTAURO parabeniza o  jornalista Cláudio Britto pelas colocações oportunas em defesa da classe policial.

domingo, 23 de janeiro de 2011

RECADO AOS COMANDANTES

Governador manda recado aos comandantes da Brigada - Zero Hora 22/01/2011

 
O encontro no Palácio Piratini entre o governador e o ministro da Justiça, marcou a renovação do convênio de participação do Rio Grande do Sul no Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), que permite ao Estado continuar recebendo recursos federais.

 No discurso, o Governador destacou a importância das ações integradas das forças de segurança e deu um recado aos que boicotarem os projetos:

– “Existiam, no passado, comandos da Brigada Militar, como em São Leopoldo, que não participavam. Agora, o comandante que não quiser participar vai ter de sair do comando”.

O Grupo Centauro reafirma que os oficiais da Brigada Militar são gestores de estratégias envolvendo a preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio, e executores das atribuições de policiamento ostensivo, de operações táticas e de bombeiros, além de outras assumidas por exigência emergencial.  

O certo é que todos sabem da importância da corporação e das questões políticas que envolvem a Brigada e a governança. 

Porém, a obediência militar não impede de colaborar com sugestões para tornar mais eficientes as operações integradas, já que a experiência da inversão de papeis se mostrou desastrosa.  

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

"VOZ DOS GAÚCHOS SEM ESPAÇO PARA A SEGURANÇA PÚBLICA"

                    Governador Tarso anuncia os 80 conselheiros do Piratini. Grupo discutirá temas de interesse do Estado e servirá de anteparo ao governo em temas espinhosos - ZERO HORA 15/01/2011.

                      No dia 14 de janeiro de 2011 o Governador do Rio Grande do sul, Tarso Genro, anunciou a criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social, com a conseqüente nomeação de 80 nomes de gaúchos de vários segmentos da sociedade.
                      Da ginasta Daiane dos Santos ao empresário André Bier Gerdau Johannpeter, do médico e escritor Fernando Lucchese ao ator Werner Schünemann. Os 80 integrantes do Conselho anunciados ajudarão o governador Tarso Genro no debate de temas cruciais para o Estado.
            Apelidado de Conselhão, o novo conselho se espelha em órgão semelhante criado por Tarso no governo Lula e também funcionará como uma espécie de anteparo ao Governador em discussões mais espinhosas.
            Questões controversas passarão pelos integrantes do conselho, que buscarão gerar consenso interno antes de encaminhar sugestões à mesa do governador. A idéia é obter unanimidade, mas poderá haver casos em que o apoio da maioria represente sinal verde para uma proposta.
            As reuniões preparatórias da nova estrutura estão programadas para começar em fevereiro. Enquanto o conselho não é oficialmente instalado (a previsão é para março), a coordenação do órgão vai elaborar as regras de funcionamento.
            Integrantes do Grupo Centauro examinaram a lista dos 80 e não encontraram nenhum Policial Militar (policiamento, bombeiros e defesa civil) levando-nos a acreditar que tenha havido um esquecimento. Durante a campanha o Governador afirmou, por várias vezes, que a Segurança Pública, em seu governo, seria prioritária. Entendemos que profissionais de segurança pública seriam de grande valia compondo esse conselho.


segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

REAJUSTE DOS "CCs"

REAJUSTE DOS "CCs" - PARA CONHECIMENTO DOS OFICIAIS


Projeto de Lei nº 3 /2011 - Poder Executivo

Altera a redação da Lei n.º 5.786, de 07 de julho de 1969, que dispõe sobre a gratificação de representação de Gabinete, institui o regime especial de provimento de cargos em comissão e funções gratificadas e dá outras providências, da Lei n.º 10.138, de 08 de abril de 1994, que dispõe sobre os cargos em comissão e funções gratificadas de servidores do Poder Executivo e de suas Autarquias e dá outras providências, da Lei n.º 10.717, de 16 de janeiro de 1996, que altera dispositivos das Leis n.ºs 10.138, de 08 de abril de 1994, 10.395, de 01 de junho de 1995, cria e extingue cargos e funções e dá outras providências, e a Lei n.º 4.914, de 31 de dezembro de 1964 e alterações.

Art. 1.º - Fica alterada a redação do § 1º do art. 3º da Lei nº 5.786, de 07 de julho de 1969, para a seguinte:

“Art. 3º - … § 1º - Os cargos em comissão ou funções gratificadas, providas em regime especial, terão o vencimento ou a gratificação do respectivo padrão multiplicado por 2,3.”
…..........................................................................”
Art. 2.º – Fica acrescentado o § 4º ao art. 3º da Lei nº 10.138, de 08 de abril de 1994, para a seguinte redação:
“Art. 3º - ...............
...............................
§ 4º - Para os cargos de Assessor (Artigo 49 da Lei nº 4.937/65) previstos na alínea “d” do inciso II do Anexo Único desta Lei, a gratificação de representação percebida em razão do exercício de função de confiança, em casos especiais, a critério do Chefe do Poder Executivo, mediante ato individual, poderá ser fixada em percentual diverso da correspondência estabelecida no Anexo Único desta Lei e alterações, limitada em 75% (setenta e cinco por cento).”

Art. 3º - Fica alterado o § 1º do art. 2º da Lei nº 10.717, de 16 de janeiro de 1996, nos seguintes termos:
“Art. 2º - ….
§ 1º - Poderão ser providos em regime especial, segundo o que dispõe o artigo 3º, e seu parágrafo 1º, da Lei nº 5.786, de 07 de julho de 1969, sem prejuízo do disposto no parágrafo 3º do mesmo artigo, na redação dada pelo artigo 3º desta Lei, os cargos comissionados referidos na letra “a” do inciso II do Anexo IV desta Lei, bem como os seguintes cargos em comissão ou funções gratificadas:

I – Coordenador
II - Delegado Regional de Saúde
III - Chefe de Divisão
IV - Chefe de Hospital
V - Coordenador de Programas
VI - Coordenador de Projetos
VII - Delegado Regional

JUSTIFICATIVA

O Projeto de Lei que ora encaminho a essa Egrégia Casa Legislativa tem por objetivo alterar a redação da Lei n.º 5.786, de 07 de julho de 1969, que dispõe sobre a gratificação de representação de Gabinete, institui o regime especial de provimento de cargos em comissão e funções gratificadas e dá outras providências, da Lei n.º 10.138, de 08 de abril de 1994, que dispõe sobre os cargos em comissão e funções gratificadas de servidores do Poder Executivo e de suas Autarquias dá outras providências, altera a Lei n.º 10.717, de 16 de janeiro de 1996, que altera dispositivos das Leis n.ºs 10.138, de 08 de abril de 1994, 10.395, de 01 de junho de 1995, cria e extingue cargos e funções e dá outras providências, e a Lei n.º 4.914, de 31 de dezembro de 1964 e alterações.

O reenquadramento proposto para os cargos em comissão ou funções gratificadas e o regime especial aos cargos de Chefe de Divisão, Chefe de Hospital, Coordenador de Programas, Coordenador de Projetos, Delegado Regional, Gestor de Fundos, Chefe da
Casa de Cultura Mário Quintana, Chefe de Instituição Cultural, Coordenador Regional, visam a qualificar o corpo técnico da Administração há muito ressentida com a perda, para outras esferas da Administração ou para a iniciativa privada, de profissionais com grande cabedal de conhecimento e atributos.

Essa medida, portanto, promove a valorização dos servidores para implementação de políticas públicas, de programas e projetos da mais alta relevância em áreas estratégicas que visam a promover o desenvolvimento regional e de todo Estado.

Também nessa linha de gestão, busca-se valorizar os cargos de Assessor (artigo 49 da Lei nº 4.937/65) que atuam na Secretarias de Estado.

Para que se viabilize a implementação plena com eficácia e efetividade, para o sucesso da execução dos projetos faz-se necessário um estudo na estrutura administrativa para a modernização e adequação dos Quadros de Cargos em Comissão e Funções Gratificadas do Poder Executivo Estadual. Esta providência é que este Poder Executivo toma com a instituição de um Colegiado composto por representantes das Secretarias da Administração e dos Recursos Humanos, do Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, da Fazenda, da Procuradoria-Geral do Estado e da Casa Civil.

COMENTÁRIO  - Apesar de defendermos a valorização salarial dos servidores do Poder Executivo e a investidura em cargo público no executivo somente por concurso, esperamos que este projeto estenda seus efeitos para os cargos e funções da Brigada Militar do Estado do Rio Grande do Sul. Cabe a ASOFBM analisar o projeto e agir a favor dos nossos direitos e prerrogativas. E o Grupo Centauro fará o mesmo debatendo em reunião e , se for o caso, encaminharemos sugestões à nossa entidade representativa.

Esta matéria foi indicada pelo Cel Rogério Brodbeck.

domingo, 2 de janeiro de 2011

PASSAGEM DE COMANDO DA BRIGADA MILITAR

ATENÇÃO SENHORES OFICIAIS!
PASSAGEM DE COMANDO DA BRIGADA MILITAR

A solenidade de passagem do Comando da Brigada Militar ocorrerá :
- Dia: 3 de janeiro de 2011 - segunda.
- Horário: às 9 horas, 
- Local: no Estádio da Academia de Polícia Militar 
   Av. Aparício Borges, 2001 – Partenon, Porto Alegre
- Evento: Passagem do Cargo de Comandante Geral da Brigada Militar do Coronel QOEM José Carlos Trindade Lopes ao Coronel QOEM Sérgio Roberto de Abreu.

DESCERRAMENTO DA FOTOGRAFIA
Na mesma data, após a solenidade
Local: Salão Nobre do Quartel do Comando-Geral 
          Rua dos Andradas, 522 – Centro, Porto Alegre

VAMOS COMPARECER E PRESTIGIAR OS DOIS COMANDANTES E SEUS OFICIAIS.