quinta-feira, 29 de dezembro de 2011

TJM/RS convida Grupo Centauro para Workshop de Direito Penal e Processual Militar

O Tribunal de Justiça Militar do Estado do RS convida os integrantes do Grupo Centauro para participarem do Workshop conforme descrito no Oficio nº 194/2011/ Gab. Cor-G:


Clique no documento para ampliá-lo.
Clique no documento para ampliá-lo.

Brigada Militar abre concurso público para Capitão


   Já estão disponíveis no site da Brigada Militar e no site da Fundação para o Desenvolvimento de Recursos Humanos (FDHR), os editais para os concursos públicos de capitão (100 vagas) e de soldados (600 Bombeiros e 1.400 Policiamento) da Brigada Militar.

   As inscrições iniciam no dia 2 de janeiro e encerram no dia 31 de janeiro, e serão realizadas somente pela internet no site da FDRH.

   Para o ingresso no Curso Superior de Polícia Militar – CSPM (capitão) será exigido o Diploma do Curso de Ciências Jurídicas e Sociais, sendo que o candidato deve ter idade máxima de 29 anos de idade, até o último dia da inscrição para o concurso.

   Para o ingresso na carreira de nível médio na graduação de soldado (Policiamento e Bombeiro), o candidato deve ter concluído o ensino médio e possuir idade máxima de 25 anos até o último dia da inscrição para o concurso.



quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Revellon no Clube FARRAPOS

 Clique na imagem para ampliá-la.

Projeto de reajuste para os Oficias de Nível Superior


Já está na Assembleia Legislativa o projeto de reajuste para os Oficiais de Nível Superior, clique no link e conheça-o.
                                                          Clique aqui.

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Ofício da ASOFBM ao Governador aceitando a proposta salarial

Se você não estiver lendo adequadamente, clique com o botão direito do mouse. Clique em abrir link em uma nova janela e com o zoom aumente uma vez.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Reunião de confraternização de final de ano, avaliação de 2011 e planejamento para 2012



No dia 13/12, no Clube Farrapos, os Centauros encerraram as atividades do ano de 2011 com uma proveitosa reunião de confraternização e avaliação do ano de 2011 e abriram debates para o planejamento das ações para o ano de 2012.


O Coordenador fez uma síntese relatando todos os estudos, as atividades realizadas e os contatos do Grupo com autoridades e políticos.


A partir dessas atividades em 2011 desenvolveram-se estudos e debates em prol da Carreira de oficiais de Nível Superior:

Aprofundou-se o conhecimento da carreira, através do estudo da base legal e dos requisitos para o seu exercício e para nela ingressar;

Enfatizou-se a necessidade de sua divulgação no âmbito da sociedade gaúcha;

Foram abordadas questões relacionadas à previdência e as mudanças nela inseridas;


Fixaram-se os objetivos imediatos pelo qual o grupo passou a lutar, quais sejam:
·         A valorização da carreira;
·         A paridade salarial dos Oficiais de Nível Superior com os Delegados de Policia;
·         A imediata paridade entre o Capitão e o Delegado de 1ª, inicial da carreira;
·         A definição salarial como carreira de Estado na área jurídica. 


Conclui-se pela necessidade de arregimentarmos autoridades, parlamentares e demais lideranças em favor dos nossos anseios.


Para isto foram empreendidas inúmeras ações:
·         Reuniões do grande grupo para discussão de matérias, em março, abril e julho;
·         Visitas periódicas ao Cmt. Geral;
·         Instalação de Núcleo do Grupo Centauro em Pelotas, em abril;
·         Participação constante nas reuniões do Grupo Papo-Roxo, em Canoas;
·         Palestra do Pres. da ASOFBM, em maio;
·         Palestra do Cmt. Geral, em junho;
·   Inserção de matéria no site gabinete digital/governador responde: “O que o Governo está fazendo para restabelecer a paridade salarial entre o Capitão e o Delegado de Polícia de 1ª classe”. Isto no mês de julho;
·         Visita ao Deputado Edson Brum, em julho;
·         Palestra do Deputado Lucas Redecker, em agosto;
·    Instalação de Núcleo do Grupo Centauro em Santa Cruz do Sul, no mês de agosto;
·         Visita à redação do jornal Zero Hora e ao Jornalista Túlio Millman, em setembro;
·      Visita ao Secretário Executivo do Gabinete do Governador, Dr. Carlos Robério Garay Correa, no mês de setembro;
·   Palestra da Dra. Suzana Schwantes, do GAE (Grupo de Assessoramento Especial) do gabinete do Governador do Estado, em setembro;
·         Palestra do Dep. José Sperotto, em outubro;
·         Visita ao Presidente da OABRS, Dr. Cláudio Lamachia, em outubro;
·         1ª Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, tendo como membro o Grupo Centauro, a convite da presidência;
·         Lançamento do Folder sobre a Carreira dos Oficiais de Nível Superior, aprovado pelo Comando da BM, com vistas à divulgação para o concurso de Capitão;
·         Palestra do Dr. Cláudio Lamachia, Presidente da OABRS, em novembro;
·         Visita ao Secretário Adjunto da Segurança Pública, Dr. Juarez Pinheiro;
·        Visita ao Secretário da Segurança Publica, integrando a Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, em dezembro;
·   Visitas, dentre outras, aos Gabinetes dos Deputados Heitor Schuch, Juliana Brizola, Lucas Redecker, Gilberto Capoani, Marcelo Moraes e  José Sperotto, ao longo de 2011;
·    Dezenas de reuniões do grupo operacional do Centauro ao longo do ano de 2011;
·       Media de 30 participantes em nossas reuniões mensais, chegando a atingir 64 na palestra da Dra. Suzana;
·       118 publicações neste Blog de Jan/2011 até esta data e mais de 13.000 acessos em 2011, contra menos de 2000 em 2010.

A palavra passou à disposição dos presentes:

- O Tenente Coronel Astor sugere que as pautas para os encontros sejam definidas em reunião mensal aberta; as reuniões mensais sejam realizadas concomitantes, como reunião-jantar; na primeira reunião do ano que vem seja definida a participação ou não, com candidatura, na eleição para a diretoria da ASOFBM.

- O Tenente Coronel Ronaldo, Presidente do Clube Farrapos e Chefe da Seção de Comunicação Social da BM, informa que a BM exibira todas as terças feiras e sábados na TV Urbana, canal 6, TV a cabo, programa de 30 minutos sobre as atividades da BM; convida a todos os Oficiais para o Réveillon do Clube Farrapos.

- O Coronel Núncio sugere dotar o grupo de personalidade jurídica; criar um mecanismo de preparação para a reserva; criar a possibilidade, de oficiais da reserva exercerem o magistério nos cursos da BM.

- O Tenente Coronel Sidenir sugere estudos com vistas a transformar ou não o Grupo em personalidade jurídica.

- O Coronel Pafiadache sugere, nas reuniões, ouvir as entidades ligadas a BM e também é favorável a estudos visando, ou não, dotar o grupo de personalidade jurídica; sugere ações junto a ASOFBM para a reforma do Estatuto.

- O Coronel Bengochêa sugere um maior ativismo por parte dos Oficiais; a continuidade de ações visando o completo resgate do Capitão na carreira como um todo; ações junto a ASOFBM para a urgente reforma do Estatuto.

- O Coronel Santos sugere um maior envolvimento visando o tratamento igualitário com as demais carreiras de estado; deixarmos de lado todas as críticas pessoais e mantermos o foco na carreira jurídica e na sociedade; aprofundar os contatos políticos; no futuro pensar sobre a verticalidade. 

- O Coronel Nílson Bueno fez um relato da BM de 10/15 anos atrás  e a de agora.

Os Oficiais presentes trocaram fraternos abraços com o desejo de um ano de 2012 repleto de saúde e de realizações positivas. 


Como sempre o encontro foi encerrado com jantar de confraternização, sempre com o apoio do Clube Farrapos a quem o Grupo Centauro agradece.









sexta-feira, 16 de dezembro de 2011

Governo oferece 10% de reajuste para Oficiais e abono para Capitães

A partir de janeiro, os oficiais da Brigada Militar podem receber 10% de reajuste nos seus vencimentos. Além disso, os Capitães podem ser beneficiados com um abono de cerca de R$ 400 reais. 

Esta foi a proposta apresentada pelo governo do Estado à Associação dos Oficiais da Brigada Militar, após reunião nesta quinta-feira. 

Até a próxima segunda-feira, a ASOFBM responde ao governo sobre a proposta.


informação Oficial, está no Site da ASOFBM.

terça-feira, 13 de dezembro de 2011

Marcada a próxima reunião da Asof com o govêrno


A ASOFBM anuncia que a próxima reunião com o governo foi agendada para quinta-feira, às 14h30, na Casa Civil.

do Portal da AsofBM
 

segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Governo deve apresentar índice de recomposição para Capitães até o final da semana

Durou cerca de uma hora o encontro entre a Associação dos Oficiais da Brigada Militar e o governo do Estado nesta tarde, na Casa Civil. Com a presença do Comandante Geral, Coronel Sergio Abreu, do Chefe da Casa Civil Carlos Pestana e do Secretário da Segurança Pública Airton Mitchels, o presidente da ASOFBM,  expôs a necessidade urgente de recomposição salarial para os Capitães, independente das negociações sobre realinhamento com as demais carreiras jurídicas do Estado. Segundo ele, “não há mais condições nem mesmo de se olhar nos olhos dos Capitães”. 

Ele disse ainda que “postergamos, neste primeiro momento, a negociação de aumento para os cargos de Major para cima, em função dos Capitães”.

No final do encontro, o secretário Airton Mitchels disse que “os Capitães estão historicamente defasados, são os homens que lá na ponta tem uma relação direta com o enfrentamento da criminalidade, e tanto o governo quanto a associação estão muito sensibilizados”. Ele garantiu que até o final da semana o governo deve apresentar à ASOFBM índices de reajuste e até mesmo um possível calendário para o realinhamento da categoria. 

O governo também se comprometeu, frente a um pedido do presidente da ASOFBM, a manter as negociações referente à equiparação salarial entre Oficiais e Delegados de Polícia.

Acompanharam o presidente no encontro o vice-presidente da ASOFBM e o ex-comandante Geral da BM e integrante do Conselho Consultivo Superior da ASOFBM Coronel Milton Weyrich.

Fonte: Portal da ASOFBM

Acordo sobre salário dos Oficiais está perto

Reportagem da Rádio Gaúcha informou que ficou acertado, no encontro desta tarde, nova reunião, entre AsOfBM e Governo, ela ocorrerá na próxima sexta-feira (16). Segundo a reportagem, ficou ajustado na reunião de hoje que primeiro será definida uma política salarial para equiparação dos Capitães com os Delegados de 1ª Classe. Superada esta questão, retornarão as negociações para equiparação dos Oficiais de Nível Superior da BM com as demais carreiras jurídicas.

domingo, 11 de dezembro de 2011

Proposta de reajuste para os Oficiais de Nível Superior pode sair segunda-feira


PAULO SANT’ANA - ZERO HORA 11/12/2011

Estou seguramente informado de que o governo estadual fez, na sexta-feira, uma proposta a Wilson Muller, presidente da Associação dos Delegados de Polícia: reajuste de 80% a 100% dos vencimentos da categoria em cinco anos.

Não se sabe ainda quanto de reajuste a cada ano.

A proposta vista assim por mim, à distância, é irrecusável por parte dos delegados.

O governo Tarso Genro reconhece, assim, o sacrifício salarial dos delegados. Tem sido declarado por diversos setores do funcionalismo, inclusive pelo Judiciário e Ministério Público, que é injustificável que um delegado de polícia perceba metade do que recebe uma defensora pública em início de carreira e metade também do que percebem os procuradores.

Se for confirmada e aceita essa proposta, que dependerá de exame da assembleia geral dos delegados, os oficiais de nível superior da Brigada Militar serão equiparados mais uma vez, como historicamente sempre o foram, aos delegados de polícia.

Desde o início das negociações, o governo Tarso Genro teve bem claro que qualquer reajuste aos delegados seria estendido aos oficiais de nível superior da BM, de capitães até coronéis.

Há indícios de que as duas categorias se convenceram de que têm de lutar juntas pelo reajuste, deixando de lado as relações de rivalidade e inveja e marchando juntas no rumo da conquista anunciada.

Se isso vier realmente a acontecer, o governador Tarso Genro baterá a justa fama do ex-governador Alceu Collares de ter certa vez equiparado os delegados de polícia aos procuradores, o que depois foi sombriamente desfeito.

Tarso Genro pode virar ídolo dos delegados de polícia e dos oficiais da BM.

Comentário do Grupo Centauro:

Considerando que o Snt’Ana é filho de Oficial da BM e Delegado da PC, pode sim ser fonte com fundamento.  

sábado, 10 de dezembro de 2011

Delegados ficam frustrados com resultado de reunião no Piratini. Categoria reivindica equiparação salarial com procuradores do Estado

Terminou sem acordo o encontro de delegados de Polícia com o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, nesta sexta-feira. O governo gaúcho não garantiu o realinhamento salarial paa a categoria. Conforme o presidente da Associação de Delegados, Wilson Muller, foi apenas mais uma reunião. Os delegados querem que os salários sejam equiparados aos vencimentos dos procuradores do Estado, cujo básico inicial chega a R$ 16 mil. Esta foi a terceira reunião dos delegados com representantes do Piratini desde outubro.

 Fonte: Jimmy Azevedo/Rádio Guaíba

sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

Oficial da Brigada Militar, Coordenador de Defesa Civil será agraciado com medalha Nacional


 Coronel Cláudio Silva da Rocha
O Coronel da Reserva e Vereador Cláudio Silva da Rocha coordena a Defesa Civil Municipal de  Taquara e em reconhecimento aos serviços prestados ao País em assuntos de Defesa Civil,  será agraciado com a medalha Defesa Civil Nacional – ano de 2011, pelo Ministério da Integração Nacional. A solenidade será realizada no dia 15 de dezembro, às 8h, no Salão Nobre do Clube do Exército – Setor de Clubes Sul, em Brasília.

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

Reunião segunda feira com o Chefe da Casa Civil


No final da tarde de ontem (06.12) o Presidente da ASOFBM, foi convidado pelo Chefe da Casa Civil, Sr Carlos Pestana, para reunião na próxima segunda-feira, dia 12.12.

Carlos Pestana informou que na oportunidade será apresentada nova proposta salarial para os Oficiais da carreira de nível superior da Brigada Militar. Aguardemos.

Fonte: Portal da ASOFBM

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Secretário Michels recebe Frente Parlamentar e entidades ligadas a segurança pública



A Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, coordenada pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), esteve reunida nesta quarta-feira (30) com o secretário de Segurança Pública do Estado, Airton Michels e o secretário adjunto, Juarez Pinheiro.

Capoani reforçou que a intenção do encontro foi apresentar a Frente Parlamentar e como ela irá atuar, podendo assim contar com o apoio do secretário. Os deputados Jeferson Fernandes (PT), Miki Breier (PSB) e Alceu Barbosa (PDT) reforçaram a importância de estreitar o relacionamento das secretarias com o Parlamento Gaúcho.

Participaram da reunião representantes do Ministério Público Estadual, Amapergs (Susepe), Abamf (Brigada Militar), Asdep (Polícia Civil), Grupo Centauro (Brigada Militar), Sindperícias-RS (IGP), Fracab, Federasul.

O secretário destacou o quanto é sensível à questão da segurança pública, afirmando que acaba sendo explorada de forma não positiva, “segurança acaba sendo muito semelhante com o futebol, cada pessoa tem uma opinião diferente sobre o tema”, afirmou.

Michels aproveitou para anunciar que a Secretaria de Segurança Pública será a coordenadora de todas as atividades a serem desenvolvidas pelas diversas secretarias de estado envolvidas com ações sociais. Informando que em janeiro a secretaria apresentará as metas para 2012, incluindo a redução dos níveis de homicídios de 17 para 12 em cada 100 mil habitantes

Participou pelo Grupo Centauro o Coronel Dílson Bressan.

Fonte: Felipe Cogo-MTB 13139 - 1/12/2011-09:21 – Site da Assembléia Legislativa