quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Grupo Centauro na ultima reunião do ano comemora o 176º aniversário da Brigada Militar


Ontem, dia 26, no Clube Farrapos dos Oficiais da Brigada Militar, o Grupo Centauro, com a presença do Cmt Geral, do Sub Cmt Geral, do Chefe do EMBM, do Juiz Militar Coronel Paulo Roberto Mendes e significativo número de Oficiais da Ativa e da Reserva da Carreira de Nível Superior participaram do tradicional almoço de confraternização dos Centauros em comemoração ao 176° aniversário da Brigada Militar que transcorreu no dia 18 deste mês.



O Coordenador da reunião Coronel Cláudio Núncio, em nome dos Centauros, ofereceu aos palestrantes das reuniões mensais deste ano um troféu como lembrança do Grupo. Ainda, recebeu como idealizador e criador do nome Grupo Centauro o Coronel Jorge Bengochea.

Troféu Centauro



Em nome do Grupo falou o Coronel Nelson Pafiadache dizendo da alegria e necessidade do encontro de camaradas da carreira de Nível Superior em momentos de confraternização e troca de informações e conhecimentos. E apresentou o texto a seguir:

Siga em frente Brigada”. "Que o povo vai te apoiar, fortalecer e sempre te requisitar, porque sempre contou contigo e sabe depender de ti. Bravo brigadiano, bem assim desse jeito, fardado, militar, com cara de mau, até como disfarce a evitar que role lágrimas, diante de tanta iniquidade que assiste ou de como as autoridades lhe tratam; que gostem ou não, pois no fundo sabem ser pior ter guardiões sem limites, sem revés nos atos de violência contra indefesos.

Que tratem de reclamar, clamar e até declamar ou quem sabe proclamar pela nossa existência, porque suas existências corre risco de ser ainda mais desprotegida por forças de segurança sem limites, que possam livremente conviver com a propina, com o álcool e com o tóxico e pensar ser correto usar uma viatura do Estado para fins escusos; que a sociedade pare e pense que sem a sua milícia sesquicentenária, terá outro contingente, quem sabe de feição civil, mas terá alguma marca, insígnia ou uniforme que os indicará, mas poderão estar barbudos num dia e noutro não; cabeludos e mal apresentados no trajar e aí se lembrarão do velho quero-quero dos pampas, como cantou o poeta, empertigado, bem  traquejado, com o capacete da cor da lua e luzindo feito sol a impor a ordem e a lei; que os homens de bem deste pago lembrem da nossa Banda de música, das fanfarras e dos piquetes e clarins a despertar sentimentos de proteção já ao raiar do dia e que jamais encontraram um quartel fechado.

Perguntem ao governador quem acalma o seu sono, se é o juiz,  , o procurador, o promotor ou o defensor. A resposta é certeira: é o Comandante da Brigada, essa tal milícia florão do Brasil. Pergunte na Farsul, na Fiergs, e até nos cabarés e nos presídios se querem o nosso fim, a resposta será Deus nos livre. Ora não faça bobagem em perguntar ao bicheiro, ao contraventor, nem mesmo ao traficante, pois poderá causar espanto e até se ouvir súplica para que siga a Brigada o seu rumo, pois temem a elevação astronômica de encargos, para não dizer outra coisa. Se não quiserem, não perguntem a ninguém, apenas dialogue com a sua consciência e olhe ao redor e vejam seus filhos indo ou voltando do colégio, seu marido ou mulher regressando para o lar e grite ao mundo porque você quer a Brigada Militar, desse jeito, meio queimada, contestada, vilipendiada e por governos, usada, amassada, desconsiderada.

 Todos sabem que é por um tal de “chama a Brigada”, que ela vai e vai porque tem que ir; porque não pode deixar de ir e se não for, não estará marchando direito e sua guarnição vai presa pro quartel, porque também tem uma tal de Justiça Militar que é justa, dura e atua para o seu bem e nem é tão dispendiosa para o erário como certa ideologia prega.

Ora, com tantas garantias seria insanidade querer que uma Força Pública dessa natureza desapareça da sua vida! Em tempos de Copa, com segurança privada, nada pode ser relegado, nem menos o show sonegado diante do segurança de braço cruzado. E aí só tem o miliciano, sem ao menos um muito obrigado. Quando tudo falha, aí só o brigadiano é lembrado, tanto pelo bom, como pelo safado".


O Coronel Fábio Duarte Fernandes, Cmt Geral, disse da sua satisfação de estar, mais uma vez, na reunião do Grupo Centauro onde existe um trabalho sério voltado para a carreira de Nível Superior. Disse que o Grupo Centauro foi o único a entregar trabalho por escrito ao Governo, com posicionamento claro sobre tratativas importantes que estavam sendo estudadas. Enfatizou novamente a necessidade de fortalecer as instituições que estão voltadas para as atividades de interesse dos Policiais Militares. Fez um relato dos projetos do Governo de interesse da Brigada Militar que estão sendo encaminhados pelo Executivo à Assembleia Legislativa. Discorreu sobre alguns projetos do Comando sobre o efetivo e os direitos dos Oficiais da Carreira de Nível Superior.


Após foi servido o almoço a cargo do Bufe Dona Laura com a coordenação e o apoio do Clube Farrapos.