quinta-feira, 31 de julho de 2014

EDITORIAL DO GRUPO CENTAURO


O legado da copa para a segurança pública

A Copa do Mundo de futebol, antes contestada por uns e defendida por outros, trouxe a todos nós e deixou aqui um enorme legado de novas experiências, sensações e ideias. Talvez a gente saia dela menos medroso, bem menos disposto a repetir os erros que estávamos cometendo e não tínhamos a coragem de constatar e, como convêm as mais desenvolvidas democracias, “abrir a boca”.

Vamos começar pela pesquisa contratada pelo Grupo RBS e realizada pelo IBOPE de 13 a 16 de julho, bem no final da copa, apontando que a SEGURANÇA é a segunda maior preocupação dos Gaúchos, com 44%, estando somente a saúde na frente.

Durante o mês da copa os porto-alegrenses e os que aqui estiveram, viram e sentiram uma agradável “sensação” de segurança, mostrada, sobejamente, através da presença ostensiva de Policiais Militares, com seus meios e recursos materiais, patrocinados pela copa. Assistimos os populares andando sem medo pelas ruas da cidade, confiantes no bom serviço da Polícia Ostensiva, que ressaltava através da presença em quantidade totalmente visível do policiamento.

Ficou claro que a presença da polícia ostensiva nos espaços públicos é fator inibidor do crime e dos desvios de conduta. Restou claro, também, que os aparatos tecnológicos, usados para a detecção das condutas irregulares, são complementares ao serviço policial e não devem ser, de forma alguma, a estrela maior da segurança pública.

Na contramão das necessidades de uma adequada prestação de polícia preventiva o efetivo policial, ao longo dos anos, vem diminuindo. Vejamos em 2012 – não será citado o efetivo atual como forma de preservação estratégica do emprego de efetivo - a lei de efetivos da Brigada Militar previa um total de 34860 e ao final do ano existia 21818, faltava portanto, 13042 PM. Já na carreira de nível superior – autoridade policial militar – temos a previsão de 634 Capitães e a falta de 319.

A crescente necessidade do policiamento ostensivo junto da população e as dificuldades das Policias Militares em atender, adequadamente, esses anseios, faz com que outras organizações comecem a tomar “corpo”, aumentando consideravelmente seus efetivos e assumindo atividades de prevenção na área da segurança pública. 

Essa falta de efetivo para a execução da Policia Ostensiva está prejudicando a população, a Brigada Militar e a Carreira de Nível Superior que se vê tolhida de planejar e realizar com quantidade e qualidade adequada o policiamento para suprir as necessidades e os anseios da sociedade.

Portanto, é hora de buscar caminhos e abrir portas que nos ajudem a diminuir a tensão e a sensação de medo e de perda que começam a tomar forma.

Mas o que seria bom, de verdade, é se essa Copa deixasse uma inquietação para todo mundo em buscar soluções permanentes.

                                 Grupo Centauro

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Segurança é a segunda maior preocupação dos gaúchos

PESQUISA IBOPE NO RS
Preocupações do eleitor (em %)



  

Ficha técnica:
Contratante: Grupo RBS
Período de campo: 13 a 16 de julho
Amostra: 812 votantes
Margem de erro: três pontos percentuais,  para mais ou para menos
Registro: no TRE, nº 00006/2014 e no TSE, nº 00224/2014
 

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Grupo Centauro em reunião almoço de confraternização com a atual Diretoria da AsOfBM


Quinta, 09/07, integrantes do Grupo Centauro, participaram de reunião-almoço no Galpão da AsOfBM, no Acampamento Farroupilha,  a convite do Conselho Deliberativo,  presidido pelo Coronel RR Marcos Paulo Beck e da atual Diretoria Executiva da AsOfBM, presidida pelo Coronel Marcelo Gomes Frota. Presentes, também, o Presidente do Conselho Fiscal, Coronel Dalmo Itaboraí dos Santos do Nascimento e vários conselheiros dos dois Conselhos, bem como integrantes da Diretoria Executiva e o Presidente do Clube Farrapos Coronel RR José Roberto Rodrigues.

Usaram da palavra vários Oficiais ressaltando a necessidade de que os Oficiais da Carreira de Nível Superior sejam associados à AsOf e que haja a participação efetiva de todos. Foi também, saudado o retorno dos integrantes do Centauro ao quadro de sócios da AsOfBM.


Ao final ficou claro o reconhecimento geral de que existe muito trabalho a ser feito em defesa da Carreira de Nível Superior.


terça-feira, 8 de julho de 2014

Manifestação do Grupo Centauro face o afastamento do Presidente da AsOfBM

Caros “Centauros”!

Como diz o dito popular, “não há mal que sempre dure, nem bem que nunca acabe”, novos fatos estão surgindo no ambiente da Oficialidade da BM que motivaram esta manifestação.

É sabido por todos o motivo pelo qual dezenas de associados pediram seu desligamento da Associação nos últimos anos, em especial os Centauros. Somos conhecidos como “um grupo tradicionalmente defensor dos deveres e direitos da Carreira de Oficiais de Nível Superior” e que vinham sendo aos poucos dilapidados.

Com o afastamento do presidente entendemos que é hora de retomar o apoio a Entidade, conclamando a Diretoria Executiva e Conselhos, até então desprestigiados, que implantem uma gestão com maior legitimidade, mediante aumento expressivo do número de sócios e na qual os mesmos sejam efetivamente partícipes.

A qualificação dos nossos quadros e a representatividade adequada passa, então, a ser uma possibilidade que podemos vislumbrar como um cenário favorável de atenção exclusivamente voltada à Carreira de Nível Superior da Brigada Militar.

Assim, estamos constituindo esforços e manifestando total apoio aos Oficiais em retornarem, sendo que em nosso grupo, uma dezena de Oficiais Superiores efetuou seu reingresso no quadro associativo, em encontro ocorrido na semana passada com a Diretoria e Conselho Deliberativo da Associação.

Desta forma, fica a ideia-sugestão aos demais colegas para se unirem na busca por uma AsOfBM que verdadeiramente consolide e represente a vontade coletiva dos Oficiais da Brigada Militar.

Mais do que uma vontade em participar, vislumbramos o resgate dos motivos que impulsionaram os idealizadores e fundadores dessa entidade, que deve nos representar na altura e na forma correspondente ao elevado valor da nossa sempre querida e idolatrada Brigada Militar!