sexta-feira, 16 de março de 2012

Grupo Centauro inicia 2012 com mais força

 
Dia 13 de março, terça feira, o Grupo Centauro iniciou as suas atividades de 2012, com significativo número de oficiais da ativa e da reserva da Carreira de Nível Superior, inclusive com a presença do Coronel Sérgio Abreu, Cmt Geral.

O Coordenador da reunião seguindo a pauta, agendada na última reunião de 2011, colocou em debate o primeiro assunto sobre a existência do Grupo Centauro. Os presentes, à unanimidade, concluíram pelo fortalecimento do grupo e a continuidade dos debates com autoridades e parlamentares. O plenário decidiu pela intensificação das ações do Grupo Centauro na busca de uma maior participação de Oficiais da Ativa e da Reserva e implementar, ainda mais, a interiorização do grupo.

O plenário decidiu pela manutenção da atual forma de trabalho e atuação do Grupo por considera-la a mais participativa e democrática, permitindo um aprofundamento e aprendizado dos assuntos de interesse da carreira. Nessa decisão pesou a definição dada pelos presentes da importância do Grupo no estreitamento das relações da carreira com autoridades do Estado, autoridades civis, mundo jurídico e imprensa.

Foram ressaltadas as ações que contribuíram para a difusão da Carreira de Nível Superior (CNS) e a consequente contribuição positiva para a imagem da Brigada Militar ao propor ao Comando a inserção da OAB como participe no processo de seleção ao concurso para Capitão.

Constava na pauta que deveria ser decidido se o Grupo Centauro participaria da Eleição para a nova Diretoria da ASOFBM, por decisão da maioria o assunto ficou para ser definido na próxima reunião.

Durante o jantar com presença do Cmt Geral

Os presentes após debaterem o atual momento da questão salarial ouviram do Coronel Sérgio Abreu, Cmt Geral, que é da politica do atual governo a solução das questões relativas ao desnivelamento entre as carreiras do mesmo nível entre as Organizações. Realçou que o governo está plenamente esclarecido pela ação do Comando, em relação a esses assuntos e em especial ao nivelamento do Capitão ao Delegado de 1ª. Disse ainda, o Cel Sérgio, que o caminho para a solução dessas questões está “asfaltado”, entretanto, é preciso a apresentação, nas reuniões com o governo, de projetos claros e factíveis.

O tradicional jantar de confraternização foi servido durante a reunião, o que permitiu mais tempo para debates. Como sempre um ótimo jantar mandado preparar pelo Presidente do Clube Farrapos, TCel Ronaldo e pelo Vice Presidente, Cel José Luiz Silveira.

O Grupo Centauro agradece a Diretoria do Clube Farrapos por acolher as reuniões do Grupo e proporcionar os meios necessários. As reuniões são  sempre nas segundas terças feiras de cada mês.


3 comentários:

  1. Mais uma ótima e proveitosa reunião. A participação do Comandante Geral elucidou muitas questões relativas à carreira e à valorização salarial em todas as categorias da Brigada Militar. Os debates no Grupo tiraram dúvidas, agregaram rumos e fortaleceram o Grupo Centauro. Teremos um ano ainda mais vibrante.

    ResponderExcluir
  2. "...é preciso a apresentação, nas reuniões com o governo, de projetos claros e factíveis."
    Esta expressão do comandante-geral parece-me esclarecedora quanto ao rumo em que as nossas negociações salariais se desencadeiam. Explico:
    Recentemente, quando da diretoria anterior da AsOf, enquanto os delegados apresentavam reivindicações salariais claras e factíveis (para usar os termos que o comandante usou...), a referida diretoria montou uma proposta mirabolante que qualquer um sabia que a secretaria da fazenda não recomendaria e que, muito menos, o governo não aceitaria. O resultado foram aquelas reuniões, que acabaram dando origem ao Grupo Centauro, e as lutas pelos 19%, que, graças a liderança do coronel Sílvio Ferreira, conseguimos acrescentar aos nossos salários.
    Atualmente, mais uma vez, os delegados apresentaram uma proposta clara e factível, tanto que foi aceita sem maiores problemas pelo governo.
    Minha preocupação manifesta é de que, mais uma vez, estejamos preparando alguma coisa mirabolante, repetindo os erros históricos que não deveríamos esquecer, e as discussões sobre as nossas reivindicações se estendam por muito tempo, exatamente pela falta de clareza e de factibilidade.
    Parece-me que este foi o recado dado pelo comandante, o que nos leva à suspeição de que nossos proposições não são nem claras, nem factíveis...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da reuniao principalmente da exposicao do Cmt Geral quanto aos projetos em andamento na Corporacao com muita clareza e simplicidade que lhe e peculiar. Embora a nova lei de promocoes ja esteja em execucao esta nao agradou a grande maioria dos oficiais da ativa pois na pratica e lesiva e me reporta ao tempo em que estavamos na ativa e no policiamento e eramos surpreendidos por " caronas" dos oficiais que se valiam da proximidade com autoridades para serem promovidos na frente de colegas mais antigos se utilizandodo processo de escolha por "merecimento". Essa pratica sera ampliada com a aprovacao dessa lei imoral que ira propiciar a bajulacao e a falsa partidarizacao da oficialidade. A situacao vai ficar fora de controle e as promocoes cercadas de imvertezas e tendenciosidades. No mais nossa reuniao foi prazeirosa com a presenca de varios colegas e amigos o que nos levoy a votar pelo prosseguimento das atividades do Centauro.

    ResponderExcluir