sábado, 17 de novembro de 2012

Homenagem do Grupo Centauro aos 175 anos da BRIGADA MILITAR



A 18 de novembro de 1837 era criada a Brigada Militar e aos poucos foi participando e ajudando a construir a brilhante história do Rio Grande do Sul. Essa nossa história, com atos de heroísmo e destemor, tornou-se a característica fundamental de todos os Gaúchos. É comum que os Gaúchos e os historiadores afirmem que a história da Brigada Militar se confunde com a do Rio Grande. Passados 175 anos a Brigada Militar procurou adequar-se sempre as necessidades da população. Podemos afirmar que essas adequações foram surgidas a partir de componentes que integram um quadro de mudanças políticas e sociais do País e do Estado.







Mantendo a tradição, já pelo terceiro ano, neste dia 13 de novembro de 2012, no Clube Farrapos dos Oficiais da Brigada Militar, com grande número de Oficiais e convidados, foi comemorado mais este aniversário.

Coronel Jeronimo

O palestrante do dia foi o Coronel da Reserva Jerônimo Carlos dos Santos Braga, Ex Cmt Geral e atual Diretor de Publicações da Pontifícia Universidade Católica – PUC, que de forma brilhante e didática, traçou um paralelo entre o seu comando, no sesquicentenário da corporação, e os que se seguiram, afirmou que hoje com a sociedade influindo nas atividades governamentais, é necessário um esforço maior para entender e por em prática as múltiplas atividades de polícia ostensiva.      
  
Afirmou que os Oficiais, tanto da Ativa quanto Inativos, precisam se envolver mais com a Corporação ajudando a manter viva a história e os princípios morais que sempre nortearam nosso comportamento. Disse que o Grupo Centauro, pelos Oficiais que o compõem, não pode esmorecer e deve continuar na luta pelo engrandecimento da Corporação.

Destacou que a Reserva Altiva, da qual é Presidente, está empenhada em várias frentes como a criação da Casa de Cultura da BM que está sendo instalada no prédio fronteiro ao QCG - a casa de dois leões - e que levará o nome do saudoso Cel José Hilário Retamozzo. Ainda, falou sobre outras atividades que estão sendo executadas com a participação de oficiais e praças da Reserva Altiva e dos Amigos do Museu da Brigada Militar. 






A todos os Militares e civis que efetuaram palestras nas reuniões do Grupo Centauro foram entregues, como reconhecimento, uma pequena lembrança.

Cel Wanderlan Presidente do TJM        Coronel Jeronimo

Sec de Seg Adj Juarez Pinheiro     Deputado Sperotto

Jorge p/ Dep lucas Redecker  Cel Pafiadache

Cel Afonso                   Cel Valle

Cel Sérgio Cmt Geral

Logo após foi servido o tradicional almoço de confraternização, desta vez a cargo do Buffet Dona Laura.

A próxima reunião será em março de 2013.



Um comentário:

  1. Foi um evento memorável, brilhante. A palestra do Cel Jerônimo foi uma oratória clássica de solidariedade e entendimento das questões que envolvem aqueles abençoados com o dever máximo de comandar a gloriosa Brigada Militar. Infelizmente, cometemos o desatino de não gravá-la para a posteridade, ficando na mente de cada um que teve a felicidade de estar no encontro e ouvir o que ele disse. Assim, cabe a cada um repassar para aqueles que criticam e não conseguem entender a realidade que hoje enfrentam os Comandantes, diante das transformações sociais sofridas nas últimas décadas e que influenciam significativamente a gestão e as tomadas de decisões, num mundo onde a transmissão e os acontecimentos são ágeis e dependem de soluções rápidas.

    E quanto ao homenageados, estes lançaram sementes preciosas que serão cultivadas com carinho na produção de ideias e iniciativas em prol dos estudos e objetivos do Grupo Centauro na preservação da Brigada Militar na eternidade de prestação de serviços de excelência ao povo gaúcho e brasileiro. PARABÉNS PELO 175 ANOS. QUE VENHAM MAIS DUZENTOS ANOS.

    ResponderExcluir