segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Reunião de confraternização de final de ano, avaliação de 2011 e planejamento para 2012



No dia 13/12, no Clube Farrapos, os Centauros encerraram as atividades do ano de 2011 com uma proveitosa reunião de confraternização e avaliação do ano de 2011 e abriram debates para o planejamento das ações para o ano de 2012.


O Coordenador fez uma síntese relatando todos os estudos, as atividades realizadas e os contatos do Grupo com autoridades e políticos.


A partir dessas atividades em 2011 desenvolveram-se estudos e debates em prol da Carreira de oficiais de Nível Superior:

Aprofundou-se o conhecimento da carreira, através do estudo da base legal e dos requisitos para o seu exercício e para nela ingressar;

Enfatizou-se a necessidade de sua divulgação no âmbito da sociedade gaúcha;

Foram abordadas questões relacionadas à previdência e as mudanças nela inseridas;


Fixaram-se os objetivos imediatos pelo qual o grupo passou a lutar, quais sejam:
·         A valorização da carreira;
·         A paridade salarial dos Oficiais de Nível Superior com os Delegados de Policia;
·         A imediata paridade entre o Capitão e o Delegado de 1ª, inicial da carreira;
·         A definição salarial como carreira de Estado na área jurídica. 


Conclui-se pela necessidade de arregimentarmos autoridades, parlamentares e demais lideranças em favor dos nossos anseios.


Para isto foram empreendidas inúmeras ações:
·         Reuniões do grande grupo para discussão de matérias, em março, abril e julho;
·         Visitas periódicas ao Cmt. Geral;
·         Instalação de Núcleo do Grupo Centauro em Pelotas, em abril;
·         Participação constante nas reuniões do Grupo Papo-Roxo, em Canoas;
·         Palestra do Pres. da ASOFBM, em maio;
·         Palestra do Cmt. Geral, em junho;
·   Inserção de matéria no site gabinete digital/governador responde: “O que o Governo está fazendo para restabelecer a paridade salarial entre o Capitão e o Delegado de Polícia de 1ª classe”. Isto no mês de julho;
·         Visita ao Deputado Edson Brum, em julho;
·         Palestra do Deputado Lucas Redecker, em agosto;
·    Instalação de Núcleo do Grupo Centauro em Santa Cruz do Sul, no mês de agosto;
·         Visita à redação do jornal Zero Hora e ao Jornalista Túlio Millman, em setembro;
·      Visita ao Secretário Executivo do Gabinete do Governador, Dr. Carlos Robério Garay Correa, no mês de setembro;
·   Palestra da Dra. Suzana Schwantes, do GAE (Grupo de Assessoramento Especial) do gabinete do Governador do Estado, em setembro;
·         Palestra do Dep. José Sperotto, em outubro;
·         Visita ao Presidente da OABRS, Dr. Cláudio Lamachia, em outubro;
·         1ª Reunião da Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, tendo como membro o Grupo Centauro, a convite da presidência;
·         Lançamento do Folder sobre a Carreira dos Oficiais de Nível Superior, aprovado pelo Comando da BM, com vistas à divulgação para o concurso de Capitão;
·         Palestra do Dr. Cláudio Lamachia, Presidente da OABRS, em novembro;
·         Visita ao Secretário Adjunto da Segurança Pública, Dr. Juarez Pinheiro;
·        Visita ao Secretário da Segurança Publica, integrando a Frente Parlamentar em Defesa da Segurança Pública, em dezembro;
·   Visitas, dentre outras, aos Gabinetes dos Deputados Heitor Schuch, Juliana Brizola, Lucas Redecker, Gilberto Capoani, Marcelo Moraes e  José Sperotto, ao longo de 2011;
·    Dezenas de reuniões do grupo operacional do Centauro ao longo do ano de 2011;
·       Media de 30 participantes em nossas reuniões mensais, chegando a atingir 64 na palestra da Dra. Suzana;
·       118 publicações neste Blog de Jan/2011 até esta data e mais de 13.000 acessos em 2011, contra menos de 2000 em 2010.

A palavra passou à disposição dos presentes:

- O Tenente Coronel Astor sugere que as pautas para os encontros sejam definidas em reunião mensal aberta; as reuniões mensais sejam realizadas concomitantes, como reunião-jantar; na primeira reunião do ano que vem seja definida a participação ou não, com candidatura, na eleição para a diretoria da ASOFBM.

- O Tenente Coronel Ronaldo, Presidente do Clube Farrapos e Chefe da Seção de Comunicação Social da BM, informa que a BM exibira todas as terças feiras e sábados na TV Urbana, canal 6, TV a cabo, programa de 30 minutos sobre as atividades da BM; convida a todos os Oficiais para o Réveillon do Clube Farrapos.

- O Coronel Núncio sugere dotar o grupo de personalidade jurídica; criar um mecanismo de preparação para a reserva; criar a possibilidade, de oficiais da reserva exercerem o magistério nos cursos da BM.

- O Tenente Coronel Sidenir sugere estudos com vistas a transformar ou não o Grupo em personalidade jurídica.

- O Coronel Pafiadache sugere, nas reuniões, ouvir as entidades ligadas a BM e também é favorável a estudos visando, ou não, dotar o grupo de personalidade jurídica; sugere ações junto a ASOFBM para a reforma do Estatuto.

- O Coronel Bengochêa sugere um maior ativismo por parte dos Oficiais; a continuidade de ações visando o completo resgate do Capitão na carreira como um todo; ações junto a ASOFBM para a urgente reforma do Estatuto.

- O Coronel Santos sugere um maior envolvimento visando o tratamento igualitário com as demais carreiras de estado; deixarmos de lado todas as críticas pessoais e mantermos o foco na carreira jurídica e na sociedade; aprofundar os contatos políticos; no futuro pensar sobre a verticalidade. 

- O Coronel Nílson Bueno fez um relato da BM de 10/15 anos atrás  e a de agora.

Os Oficiais presentes trocaram fraternos abraços com o desejo de um ano de 2012 repleto de saúde e de realizações positivas. 


Como sempre o encontro foi encerrado com jantar de confraternização, sempre com o apoio do Clube Farrapos a quem o Grupo Centauro agradece.









Nenhum comentário:

Postar um comentário