sexta-feira, 1 de março de 2013

HOMENAGEM DO CEPGESP/98 A NOSSA QUERIDA MESTRA


Professora LÉLIA CARDOSO HILGERT

 
Chegado o ano de 1998, se apresentaram na Academia de Polícia Militar os candidatos para frequentar o então Curso Superior de Policia Militar agora com cara nova, denominado “Curso Estratégico de Política e Gestão em Segurança Pública”, ministrado em parte por Professores da UFRGS.

É importante ressaltar que o CEPGESP daquele ano estava sendo inovado na Brigada Militar, com a participação de professores da UFRGS.

Nos primeiros contatos com os mais diferentes professores e disciplinas, havia um preconceito recíproco entre professores e alunos.

Ali estavam, frente a frente, estudiosos e intelectuais (alunos dos anos 70/80 que foram reprimidos pela BM nas manifestações estudantis) e de outro lado os "milicos" que os hostilizaram.

A Professora Lélia, como orientadora de todos os trabalhos de conclusão do CEPGESP foi inovadora na sua maneira de abordar o assunto.

Nas aulas preparatórias de como deveria ser a forma e o conteúdo dos trabalhos, trouxe a sua bagagem cultural de professora em outras instituições de ensino superior e soube, com maestria, moldá-la à formação diferenciada que os seus novos alunos possuíam com uma cultura militar.

Os desafios que surgiram com esse novo enfoque de realizar trabalhos técnicos foram resolvidos passo a passo, tanto para o oficial ou grupo com dificuldade, como também, essa dificuldade, foi abordada com todos, qualificando o processo ensino-aprendizagem.

Com certeza, além dos diálogos e discussões francas entre todos os envolvidos e, a experiência transmitida pela professora Leila, muito contribuíram para que um clima de cordialidade, franqueza e produtividade fossem materializados.
 
Salientamos o dinamismo e empolgação demonstrados na preparação, acompanhamento e conclusão dos trabalhos realizados pelos alunos por ocasião da participação do Curso no 5º Encontro Anual de Primavera do Departamento de Polícia de Nova Iorque (5th Annual Meeting of Spring New York Police Department).

Lembramos o fato pitoresco de que, quando questionada em sala de aula, se possuía passaporte e visto americano, ela prontamente respondeu: Mas claro que tenho. Imagine, Eu uma pessoa viajada, conhecedora do mundo todo não iria ter um passaporte e um simples visto americano. Uma semana depois, questionada novamente, respondeu da mesma maneira. Só que a turma foi clara: a senhora viaja com a gente. Tocou o horror.
 Será sempre lembrada com carinho por todos os que conviveram com a nossa Mestra, pela sua generosidade, presteza, atenção e dedicação. Além de Mestra, foi nossa amiga.

Um comentário:

  1. O Grupo Centauro se irmana nas homenagens a nossa Querida Mestra que tanto nos auxiliou na formação dos Oficiais da Brigada Militar.

    ResponderExcluir