quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

A VERDADE, QUEM A TEM?


   “O que está perdido... será encontrado”.  Será? Estou, ainda, lendo, pela segunda vez, “O SÍMBOLO PERDIDO” de Dan Brown. A primeira frase do primeiro capitulo, diz: “ Desde o início dos tempos, o segredo sempre foi saber como morrer”. Deparei-me, durante a leitura, com muitas indagações que imediatamente foram transportadas para mim e para a instituição a que pertenço. Saí, então, a procura de explicações. As constatações me levaram a verdade de cada um, porque cada um possui a sua verdade.
                  Nos últimos tempos, temos encontrado, por todo o lado e em qualquer veículo da imprensa, os “especialistas em segurança pública”, pessoas que embora nunca tenham entrado em uma viatura policial ou participado do atendimento de uma ocorrência ou viram alguém planejando o emprego de policial em área potencialmente perigosa, falam e posicionam-se como os verdadeiros donos da verdade. Se for político, então, aí sim, além de ser o dono da verdade, irá resolver todos os problemas de segurança com idéias mirabolantes que só ele será capaz de por em prática. Nunca, até hoje, vi um deles falar sobre o Policial, a figura humana do Policial, aquele que vai atrás do bandido. Aquele que coloca a sua vida em risco. Ou então aquele que passa horas, dias, procurando dados, fatores e circunstancias que possam orientar um melhor emprego com beneficio garantido, sem risco para os envolvidos.  Nunca vi falarem sobre os salários miseravelmente baixos que recebem os Policiais Militares. Outros até chegam a dizer que a solução para a melhoria do estado de segurança é a colocação de câmeras de monitoramento em todas as ruas. Dizem orgulhosos, que assim que o cidadão for assaltado ou molestado, imediatamente, a central de monitoramento verá quem foi. Mas não dizem quem irá socorrer a vítima e como isso será feito. Outros dizem que vão colocar, na central, um equipamento que será capaz de detectar em que ponto da cidade e quando uma arma der um tiro e até qual o calibre que matou a vitima. Sinceramente para que isso servirá se o importante é que não haja o tiro e que ninguém morra. Como essas questões serão resolvidas? Não sei. Qual verdade será usada? O povo quer que seja através do policial. O povo quer o policial junto de si, dando-lhe a sensação de segurança.
                  Um pequeno grupo de políticos quer terminar com as Policias Militares, puro revanchismo, esquecem que estamos em 2010. Os tempos mudaram, mas eles continuam com as suas verdades. Outros, sem terem estudado sobre a atividade e a orientação existente nas PM, chegam a verdades falsas e as apregoam. Existe, ainda, a verdade do interesse da segurança privada que cada vez fatura mais em cima do medo do cidadão e não abrirá mão desse filão altamente rentável. Outros, sem medirem conseqüências, apregoam a polícia única, esquecem que a população poderá ficar refém de um único órgão. Está surgindo outra verdade a do ciclo completo de Polícia para as duas polícias estaduais existentes.  
                   O Brasil tem de buscar a sua verdade, como outros países já fizeram. Recentemente estive na Itália e lá existe outra verdade, três polícias uniformizadas atuando harmonicamente nas ruas. Os integrantes de uma das polícias os “Carabinieri” são Militares. Eles sabem e nós também – está na nossa constituição – que ao militar é proibido a sindicalização e a greve.
                    Existe, ainda, outra verdade, muito considerada entre os estrategistas (verdadeiros) da defesa nacional é a de que as Polícias Militares possuem, nacionalmente, um efetivo de quatrocentos mil, regularmente constituídos e adestrados para o emprego terrestre.             
                    Possuo mais de quarenta anos de Polícia Militar e pergunto: O que é a verdade? Com quem está a verdade? Quantas vezes já acreditamos em coisas que mais tarde descobrimos ser bem diferente daquilo que pensávamos? Quantas vezes a "ciência" nos provou por meio de estudos e experimentos "científicos" que certas coisas seriam improváveis e até impossíveis de acontecer e errou?
                   A verdade é que a verdade está em cada um de nós e depende de nossas vivências; do nosso conhecimento; da nossa experiência profissional e da nossa bagagem cultural. Cada pessoa possui sua própria verdade e tudo aquilo em que ela acredita passa a ser a sua verdade. O que nós não podemos fazer é "parar" no tempo, nos fecharmos para outras possibilidades e idéias, pois o que hoje acreditamos ser o correto pode ser provado amanhã o contrário. Na busca intelectual de fatos e verdades, devemos ser honestos, primeiro, com Deus e depois conosco.
                         “O HOMEM NA PAZ, ESQUECE DE DEUS E AMALDIÇOA A POLÍCIA, NA AFLIÇÃO REZA PARA DEUS E CLAMA PELA POLÍCIA. QUE DEUS ABENÇOE TODOS AQUELES QUE ARRISCAM SUA VIDA PELA PAZ”.
                                   
Dílson Pinto Bressan Coronel RR da Brigada Militar do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário