quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

FAMURS recebe projeto de municipalização da segurança pública


Mariovane estuda criar departamento de segurança pública na FAMURS. Foto: Bira Azevedo

O presidente da FAMURS (Federação dos Municípios do RS), Mariovane Weis, recebeu nesta quarta-feira (15/02) a Associação dos Secretários e Gestores Municipais de Segurança Pública (Asgmusp), em reunião na sede da Federação. Durante o encontro, o presidente da Asgmusp e secretário de Segurança Pública de Canoas, Eduardo Pazinato, propôs uma parceria institucional entre as entidades com o objetivo de promover a municipalização da segurança pública.


O projeto foi bem recebido pelo presidente da FAMURS que afirmou ser de interesse dos municípios desenvolver ações que garantam o bem estar social da sua comunidade. "Temos que impulsionar o processo de municipalização da segurança pública a partir da FAMURS", assegurou Weis, ao frisar a inteção da entidade em criar um departamento técnico de segurança pública, acoplado à área de trânsito que já existe.

De responsabilidade constitucional do Estado, a segurança pública carece de efetivos em muitos municípios. Tendo em vista essa fragilidade, o RS desponta como pioneiro nessa iniciativa. "O que acontecido é um protagonismo dos municípios no campo da prevenção das violências e da criminalidade", apontou Pazinato.

Projeto de Segurança Municipal

Através da Prefeitura de Esteio, precursora em ações de segurança pública municipal, a Asgmusp buscou junto ao Ministério da Justiça uma verba de R$ 3,5 milhões do Fundo Nacional de Segurança Pública para abrir a Academia Estadual de Guardas Municipais. Os centros de capacitação, coordenados pela Faculdade de Direito de Santa Maria (Fadisma), oferecem treinamento aos guardas das Prefeituras que desejarem qualificá-los para atuar na função.

Conforme o diretor da Fadisma, Eduardo de Assis Brasil Rocha, o projeto também está realizando um censo com as 496 Prefeituras para levantar o índice de municípios com secretarias ou departamentos de segurança pública.

Assessoria de Comunicação Social – Portal da FAMURS
Redação: Maurício K. Tomed

Comentário:

A segurança pública é produto de primeira necessidade. É urgente o inicio de ações efetivas visando neutralizar a tomada de espaços, dentro do sistema de segurança pública, por órgãos que começam a buscar a consolidação efetiva para realizarem as atividades de polícia ostensiva.

Nenhum comentário:

Postar um comentário