sexta-feira, 22 de abril de 2011

PROMOÇÕES NA BM E INTEGRAÇÃO COM A CIVIL

Promoções na BM - Reforço para fazer a integração com a Civil. Após a recomposição no alto escalão da Brigada, próximo passo é delimitar áreas comuns de atuação. ZERO HORA 22/04/2011.
 – Fonte: Portal  A Frente dos Oficiais Superiores.

A promoção de 92 oficiais prepara a Brigada Militar (BM) para o processo de integração com a Polícia Civil, objetivo do governo de Tarso Genro. Com o preenchimentos do quadro de coronéis e tenentes-coronéis, a corporação deixará de ter unidades com comandantes interinos.

Aspirada por muitos governantes, a integração das polícias Civil e Militar segue em curso na nova gestão do Estado. Enquanto um estudo é finalizado por técnicos da Secretaria da Segurança Pública, a BM passa por uma recomposição de seu alto escalão – a exemplo do que ocorreu no ano passado na Polícia Civil, quando o quadro de delegados foi preenchido.

São 12 novos coronéis e 28 tenentes-coronéis que ocuparão o comando de batalhões, comandos regionais e departamentos. Outros 52 majores completam a nomeação no Estado.

– Entramos em uma segunda fase. Com o quadro completo, poderemos promover trocas em comandos e preencher vagas – informou o comandante-geral, Sergio de Abreu.

As mudanças se referem à integração das duas polícias. O primeiro passo será a delimitação de áreas comuns de ação para comandos e delegacias regionais. Hoje, cada corporação tem uma delimitação distinta, e as sedes regionais ficam em cidades diferentes. Para o secretário da Segurança Pública, isso atrapalha a integração:

– É preciso que comandos e delegacias regionais tenham uma mesma delimitação territorial para que possam trabalhar de forma integrada – afirma Airton Michels.

A exemplo do que ocorreu quando foi defendida pelo então secretário José Francisco Mallmann, a reestruturação deve enfrentar resistências. Em especial, de representantes de comunidades que poderão perder o status de sede de uma unidade de comando regional de uma das duas corporações.

– Sabemos que teremos de construir essa mudança com os municípios, mas ela precisa ser feita – ressaltou o secretário.

Para o comandante-geral da BM, a integração pode trazer benefícios a curto prazo, em especial, no Interior.

– Dados estatísticos unificados e o planejamento integrado, por exemplo, trarão resultados em pouco tempo – ponderou o oficial.
Entre soldados e sargentos, 1.123 PMs também ascenderam na instituição. Com isso, o governador Tarso Genro se aproxima da base da corporação para promover a sonhada integração. Ele teceu elogios na cerimônia de formatura de sargentos ocorrida ontem na Academia de Polícia Militar.

– A BM é provavelmente uma das instituições mais queridas do Estado.
No final do evento, Tarso pontuou a Zero Hora que as promoções se faziam necessárias para a preenchimento do quadro da corporação. Apesar delas, ainda há um déficit de 75% no número de sargentos. Também faltam tenentes e capitães.

Pela primeira vez na história, a BM promoveu mulheres ao posto de tenente-coronel. Quatro conquistaram o posto, em anúncio feito ontem pelo Comando-Geral – as majores Ana Haas, Sílvia Vissot Bitencourt, Janete Consuelo Ferreira e Carmen Andreola. Elas fazem parte da primeira turma de oficiais femininas da BM, que ingressaram na corporação em 1987, no cargo de segundo-tenente.

Entre os policiais promovidos não estão quatro dos seis salva-vidas que participaram de um resgate heróico em janeiro deste ano em Tramandaí. Em horário de folga, eles salvaram três jovens que se afogavam. Dois dos salva-vidas obtiveram promoção de soldado para sargento. Os demais ganharam medalhas.

– A forma como a ação foi noticiada gerou expectativa. Correr risco é da natureza da função do PM, senão, em ocorrências com tiro qualquer policial poderia ganhar promoção – explicou o comandante-geral, Sérgio Abreu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário