sexta-feira, 10 de junho de 2011

Resultado do Seminário sobre Previdência Pública


Quem foi ao Clube Farrapos, na tarde de ontem, teve uma ótima oportunidade de conhecer ainda mais seus direitos, saber sobre as propostas do Governo para tributar seus salários e refletir sobre a situação atual e as perspectivas da Previdência Pública do nosso Estado.


O evento promovido pela ASOFBM propiciou palestras de altíssima qualidade e profundo conteúdo para reflexão, valorizando em muito a presença daqueles que se interessaram e foram ao Clube Farrapos conferir.

No Seminário sobre Previdência Pública do RS, realizaram palestras:

1- o Coronel da Polícia Militar do Estado de São Paulo, Elias Miler da Silva que explanou sobre o assunto em nível legislativo no Congresso Nacional, em especial sobre a manutenção do regime próprio dos Militares. Falou sobre o regime previdenciário da Polícia de Nova York, de outras polícias do mundo e dos militares, onde o regime é diferenciado por ser atividade de risco. Falou sobre a ação direta de inconstitucionalidade promovida via FENEME questionando a lei complementar proposta pelo Governo do RS que deu um tratamento isonômico aos dos funcionários públicos civis, descumprindo preceitos constitucionais. Complementou que o direito dos militares estaduais está definido no artigo 142 que combina com os artigos 40 e 42 da constituição federal. Disse também que todo servidor público é civil e o militar é puramente militar, uma categoria diferenciada que jura colocar a própria vida em nome do dever.

2- O Ex-Governador do Estado Jair Soares, delineou o histórico da previdência, situação e seus efeitos no RS. Disse que não deixou alterarem a alíquota e mudarem o regime de previdência dos militares, por entender que é um regime diferente. Falou os recordes de arrecadação destes recursos e o uso destes recursos pelos governantes.

3- O Auditor do TCE Paulo Luiz Squeff Conceição, fez uma análise crítica do projeto e esclareceu sobre a sustentabilidade do Estado. Ressaltou que o mesmo setor que vai para as ruas criticando a carga tributária é o mesmo que agora vem propondo aumento do desconto para a previdência dos servidores públicos, querem ignorar que contribuição previdenciária também é tributo, "tem natureza jurídica de tributo".

4- Por último, o Desembargador do Tribunal de Justiça do Estado Eduardo Uhlein, teceu posicionamentos da AJURIS frente à pretensões do pacote elaborado pelo Governo do RS, criticou a forma como foi elaborada sem ampla discussão no "Conselhão" como havia prometido o Governador. Sublinhou que o plano de governo do então candidato Tarso Genro previa que a matéria seria amplamente discutida com os servidores públicos e através da sujeição de suas propostas ao Conselho. Disse que a proposta que apareceu surpreendeu pela forma como foi elaborada e pelo grau de improvisação, comprovando que a ideía é de arrecadar e que o projeto é um absoluto equívoco.

5- Faltou um palestrante convidado, o Sr. Alceu Collares que informou, na última hora, a impossibilidade de comparecer. Uma pena a plateia gostaria de ouvi-lo.

Parabéns à ASOFBM pelo evento e pela qualidade dos palestrantes. Lamentavelmente o número de Oficiais da Brigada Militar presentes ao evento não tenha tido a mesma grandeza. Precisamos entender que os governos só mudam as suas posições a partir da pressão de grupos e de categorias funcionais devidamente organizadas e mobilizadas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário