sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Coronel Macedo homenageia os 174º anos da Brigada Militar


Senhores.

Hoje 18 de novembro de 2011, aniversário de criação da Brigada Militar. A minha mente vibra ainda e faz pulsar meu coração de ter servido à Corporação durante 33 anos corridos.  Bateu-me a saudade de tantos fatos ocorridos, de companheiros, alguns que já partiram para o oriente eterno, como ainda ontem, partiu mais um...

De recordações agradáveis, de laços de amizade e fraternidade que se consolidaram ao longo dos anos.  Da crença de que éramos úteis à sociedade, ao povo gaúcho... Sim, nos movia um ideal de defender a vida, a família, as crianças que fazem deste Estado um orgulho para o Brasil.

Bem ou mal cumprimos a nossa missão com imensas dificuldades, vencendo cada obstáculo pelo caminho. Wanderley Soares na sua coluna de hoje, no jornal O Sul, focou muito bem que a partir de 1964 a Brigada "avançou em seu processo de policialização", conforme o professor Romeu Karnokowski. 

Foi através de uma reunião que considero histórica, na IGPM no final de 1964, em que foram convocados todos os Cmt Gerais para saberem o que queriam para as PPMM.  O Cmt da Brigada na época, Cel Frota, tomando a palavra disse e afirmou que a BM queria voltar às suas origens para qual fora criada, conforme LEI PROVINCIAL Nº 7, DE 18 DE NOVEMBRO DE 1837 DA PROVÍNCIA DE SÃO PEDRO DO RIO GRANDE D SUL: "ARTIGO 3º - ESTA FORÇA TERÁ POR FIM AUXILIAR AS JUSTIÇAS, MANTER A BOA ORDEM, A SEGURANÇA PÚBLICA ASSIM NA CAPITAL, E SEUS SUBÚRBIOS, COMO NAS COMARCAS POR DESTACAMENTOS, NÃO PODENDO SER DISTRAÍDA DESTE SERVIÇO, EXCEPTO NO CASO DE INVASÃO DE INIMIGOS". Por unanimidade assim foi decidido e as PPMM voltaram às suas origens. A História assim registra e é insofismável e indiscutível, conforme diz o citado professor, apesar de ideologia política em querer afirmar ao contrário na desconstrução e desconstituição da Brigada Militar como instituição de Estado. 

Parabéns aos brigadianos de fé e honra que cumpriram com suas obrigações constitucionais na Brigada Militar em pról do povo gaúcho. "Toda glória do passado da Brigada militar/Temos nós dever sagrado/De aumentando conservar." Trecho da Canção da APM.     

Minha homenagem póstuma e sentida a um grande amigo: Coronel JACY CLÓVIS SCHONHOFEN

Abraço a todos. Macedo Coronel Reformado

Texto recebido do Coronel José A. de Castro Macedo

Nenhum comentário:

Postar um comentário