sexta-feira, 18 de novembro de 2011

A GLORIOSA BRIGADA MILITAR - 18 de Novembro- 174 anos

Matéria produzida pelo Coronel Jorge Bengochea


Uma das mais antigas das instituições gaúchas, a gloriosa Brigada Militar completa hoje 174 anos de existência. A história desta corporação é escrita com exemplos de lealdade, bravura, dedicação e solidariedade, fundadas em atos de sacrifício, sangue e glórias nos combates em revoluções e nos enfrentamentos com o fogo e com a bandidagem. 

A Brigada Militar foi criada no início da Revolução Farroupilha para defender Porto Alegre e na paz foi estruturada recebendo muitos oficiais e soldados farrapos. Reconhecida pelo Exército Nacional, a Brigada Militar sempre contou com oficiais estrategistas e líderes capazes, com graduados que honravam as divisas e com soldados que se negavam a render ou sair das trincheiras até a vitória. A população do Rio Grande do Sul sempre admirou os policiais solidários, dedicados ao dever e presentes nos momentos de emergência e de dor, seja no campo, nas estradas ou na cidade. Ao incorporar os corpos de Bombeiros, vários brigadianos mostraram tenacidade, rapidez e coragem no enfrentamento do fogo, da força da natureza em calamidades e dos socorros de emergências. 

Nos versos de Teixeirinha, no filme "Os Abas Largas"de Sanin Cherques, da Lupa Filmes (1962)e em outras criações artísticas, o brigadiano é retratado com atributos que sempre dignificaram a corporação no cumprimento do dever. Não é a toa que Brigada Militar é o coringa das instituições gaúchas, preenchendo tarefas com responsabilidade e eficácia onde outros falharam.

Com o tempo, sem perder seus valores, princípios e obrigações, os brigadianos evoluíram de guerreiros para policiais, de militares combatentes para militares policiais e bombeiros, assumindo obrigações na preservação da ordem pública e da incolumidade das pessoas e do patrimônio; em missões contra incêndios, sinistros e calamidades; em defesa do meio-ambiente; na administração de presídios; no exercício de forças tarefas; no comando (o primeiro) e como integrante da Força Nacional de Segurança; na participação em forças da ONU; etc. 

Hoje, os Oficiais da Brigada Militar são recrutados com o requisito do bacharelado em direito passando por curso específico para ser nomeado Capitão. Cursos de doutorado e mestrado em segurança pública são obrigatórios para o Oficial dar seguimento à carreira até o último posto de Coronel. E as praças, na sua maioria, já possuem cursos universitários, doutorado e mestrado, além de cursos específicos nas diversas áreas de atuação policial, bombeiro, prisional e ambiental.

É, nossa corporação evoluiu e hoje é uma instituição que, apesar das dificuldades salariais, da insuficiência de efetivos e do pouco reconhecimento político, ainda mantém a galhardia que a história se encarregou de descrever e aclamar. 

À Brigada Militar nossos parabéns por mais um ano de existência.













Nenhum comentário:

Postar um comentário