quarta-feira, 7 de setembro de 2011

PRESIDENTE DA ASOFBM ADOTA NOVA POSTURA


No ultimo dia, 1º o Grupo Centauro manifestou a sua discordância com as declarações feitas pelo presidente da AsOfBM em apoio a atos criminosos e de incitamento à indisciplina que estavam ocorrendo no nosso Estado, cuja autoria alguns atribuíam a integrantes da BM.

 A discordância surgiu em razão das publicações que foram feitas no Site da própria AsOfBM, retiradas do Jornal Zero Hora. Copiamos a seguir apenas três:
- 1 -
“29/08/2011- Zero Hora registra declaração do Presidente da ASOFBM

Reportagem do Jornal Zero Hora de sábado (27/08) reproduz declaração do Tenente-Coronel José Carlos Riccardi Guimarães sobre os protestos realizados pelas praças da Brigada Militar.

A matéria é a seguinte:

“Sem meias palavras, o tenente-coronel da reserva opina:
-Somos solidários as praças que estão revoltadas. Estou mais preocupado com a fome dos brigadianos do que com a quebra de hierarquia”

- 2 -

30/08/2011- Presidente da ASOFBM concedeu entrevista para o Jornal Gazeta do Sul

PARTE DA ENTREVISTA

“...Gazeta do Sul - Esses protestos não podem gerar uma onda de indisciplina?

Riccardi - Estou mais preocupado com o momento de fome que vivem os brigadianos do que com eventuais arranhões de disciplina. A situação dos PMs é caótica. O tratamento com a segurança está corrompido. A população está pagando caro por isso, com o aumento da criminalidade.

Gazeta do Sul- Como os oficiais estão colaborando com o movimento?

Riccardi - Estamos nos organizando, aquecendo os motores do interior para algo grande. Quando o cérebro da BM se envolve o movimento se torna ainda mais pensado, com resultados a médio e longo prazo. E os oficiais da ativa estão prontos para colocar a cara na rua.

Gazeta do Sul- Como os oficiais veem os protestos nas estradas?

Riccardi - Estamos solidários com as praças que estão queimando pneus porque nós estamos queimando as nossas economias. As palavras de ordem hoje são indignação, mobilização e valorização. É um fato histórico os oficiais da ativa estarem prontos para “virar a mesa” e é isso que vamos fazer. Nós sabemos como esse levante começou, mas como vai terminar só Deus sabe.

Gazeta do Sul- Que tipo de mobilização pode ser esperada dos oficiais?

Riccardi - Salvo algumas exceções, quase 100% dos oficiais estão indignados. Estamos prontos para entrar em ação. Na minha opinião o governo está querendo ganhar tempo. Mas ele tem que saber que por enquanto nós só estamos dando apoio as praças. Nós não queimamos nada ainda. Mas estamos estudando qual será a melhor forma de fazer o governo ouvir as nossas preces. Estamos raciocinando de que forma vamos dar o troco”...

Para ver a entrevista completa clique aqui. http://www.asofbm.com.br/noticias/index.php?id=1358&tipo=3

- 3 -

31/08/2011 - ZH registra manifestação do Ten Cel Riccardi em apoio ao movimento das praças.

Reportagem publicada na página 35 do Jornal Zero Hora, edição de 31/08, cita manifestação do presidente da ASOFBM em relação à reivindicação salarial dos soldados da Brigada Militar.

O texto é o seguinte:

As reivindicações ganharam o apoio de PMs mais graduados. O presidente da Associação dos Oficiais (ASOF), José Riccardi Guimarães, esteve ontem na Abamf para prestar solidariedade e apoio às reivindicações. A Asof promete participar de ações, organizando um “movimento pela legalidade”, impedindo de rodar viaturas com peças danificadas ou impostos atrasados. 


Com satisfação o Grupo Centauro transcreve abaixo a entrevista concedida ao Jornal Zero Hora, no dia 05 (segunda-feira), pelo Presidente da AsOfBM, onde ele adota nova postura e posiciona-se, agora, contra os protestos com queima de pneus:

ZERO HORA 05/09/2011- “Tenente-coronel da reserva e presidente da Associação dos Oficiais da Brigada Militar (AsOfBM), José Carlos Riccardi Guimarães apoia as reivindicações das praças e soldados, mas não os protestos com queima de pneus. Confira trechos da entrevista:

Zero Hora – A Associação dos Oficiais tem relação com esses protestos?

José Carlos Riccardi Guimarães – Com queima de pneus trancando estradas, absolutamente não. Nenhuma ligação. Agora, com protestos ordeiros, estamos ligados de forma intestinal e fraterna.

ZH – A sua associação sabe quem participa das trincheiras incendiárias?

Riccardi – Temos notícias de que são grupos descontentes ligados a partidos do governo. Mas não temos provas. São pessoas que querem desfocar o real objetivo do problema, que é a situação de fome da família brigadiana.

ZH – Se um sargento da reserva sabe quem são os envolvidos, como justificar que oficiais não saibam?

Riccardi – Porque não faço parte de quadrilha nenhuma. Represento uma associação de nível superior da Brigada, que são os oficiais”.

O Grupo Centauro de Oficiais da Ativa e da Reserva há quase dois anos, trabalha para que o debate e condução dos assuntos da categoria sempre ocorram em ambiente harmônico, que resguarde a hierarquia e a disciplina, apanágio da Corporação, e que o resultado obtido possa efetivamente auxiliar na consecução dos objetivos comuns pretendidos pelos oficiais de nível superior. Por isso parabeniza o presidente da AsOf por passar, agora, a portar-se como integrante da Carreira de Nível Superior da BM,  utilizando em seus contatos o respeito a hierarquia e a  disciplina e por ter entendido que a Associação que representa os Oficiais da Carreira de Nível Superior não pode apoiar ou fazer qualquer ato de indisciplina.


O Grupo Centauro continua, tal como as demais entidades representativas, acreditando no diálogo com o governo e que é possível o atendimento das nossas reivindicações por vias que não incluam o desrespeito à hierarquia e à disciplina e, principalmente, por vias que levem prejuízos à população que sofre com intimidações e insegurança provocadas por tais atos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário