domingo, 13 de março de 2011

UMA NOVA POSTURA

 Desde o dia em que entramos na Academia (CIM, EsFAQ ou APM) recebemos a doutrina da chamada "disciplina intelectual ", isto é, tínhamos que seguir, sem discutir, ou mesmo pensar a respeito do que nos era determinado. E, assim foi toda a nossa vida profissional, orgulhando-nos de sermos disciplinados/disciplinadores e de seguirmos,  à risca, o que vinha do Comando. Era totalmente proibido falar sobre salários. As outras categorias  brigavam por seus salários. O tempo foi passando e eles foram aumentando as suas reivindicações e conseguindo seus objetivos, através da pressão. Diz o dito popular: "Político e feijão preto se cozinha na pressão". Nós não entendíamos que os  políticos são passageiros. Uns duram apenas um mandato. E, por isso, eles prometem mundos e fundos para se elegerem, mas depois precisam agradar o partido e as lideranças do governo para se manterem no poder.
                              
Agora, o momento político é outro. A sociedade passou a valorizar não apenas a quem presta um bom serviço, mas também àqueles que mostram a sua cara e dizem da sua importância. Nós, ainda, por seguirmos a disciplina intelectual, não entendemos isso. Foi, e está sendo, constrangedor andar nos corredores da Assembléia Legislativa sem saber, exatamente, com quem falar ou o que dizer para os Deputados. Assisti colegas, no corredor, tratando deputados por Vossa Excelência, enquanto funcionários de níveis iniciais puxavam os parlamentares pelo braço e os tratavam por tu. Nós fomos e sempre seremos respeitosos.  A vida militar, através da disciplina e hierarquia, assim nos exige. E, graças a Deus que seja e continue assim.  Mas o homem, a despeito do seu bom caráter, tem de ser momentista e circunstancial. E agora o momento e as circunstancias exigem uma nova postura. É hora de reivindicar, mostrar ao Governo, aos Políticos e ao Povo (esse sabe) a importância da BM. Mostrar que uma boa Polícia Militar não se faz apenas com promessas e de vez em quando comprando meia dúzia de viaturas. E pior, com propaganda na TV, iludindo a boa fé dos que não entendem e não tem a obrigação de entender de segurança. PM de qualidade se faz com efetivo satisfeito e muito bem treinado. 

É hora de mostrar que a mais que centenária BRIGADA MILITAR, através de seus sucessivos comandos, sempre entendeu e renunciou direitos e vantagens a favor da pseudo dificuldade dos governos, que sempre davam um jeitinho e atendiam outras categorias, menos a Brigada.
                             
No momento em que assistimos as demais categorias do Estado receber aumentos e vantagens, sem qualquer alarde, e nós termos de passar por todo esse constrangimento, definitivamente é hora de mudar. E, mais, lembrando apenas a Defensoria do Estado, órgão com apenas quatro anos de idade, que inicia sua carreira beirando os Quinze Mil Reais. Poderia alinhar o valor de vários outros salários. Definitivamente não é o caso, pois todos deveriam ser bem remunerados para que o Estado selecionasse melhor e tivesse bons funcionários. Para lembrete, um guarda rodoviário (PRF) tem o salário inicial de quase sete mil reais mensais. E os nossos Capitães, hein!
                                       
Precisamos unir forças e traçarmos estratégias. A BRIGADA é uma só e tem de continuar assim. Não podemos nos atrelar a nenhum partido político e muito menos a Sindicatos que cuidam apenas de seus interesses e de seus dirigentes. O efetivo da BM é pluripartidário, tem que continuar a votar em todos os partidos e candidatos, isso de forma reservada.  Ah! Temos uma instituição séria que poderia, redimensionada, representar nossos interesses na carreira, a Associação dos Oficiais. Assim o nosso Comandante Geral seria preservado.                                       

A gloriosa história dos Gaúchos, boa parte, teve a participação da Brigada Militar.  Temos que exigir mais respeito e consideração aos velhos Brigadianos - do Coronel ao Soldado – muitos deles entregaram as suas vidas em defesa do nosso povo e do nosso chão. Hoje estamos numa guerra urbana, onde os bandidos – de toda espécie - estão bem armados e com muito dinheiro. E nós? Ah! Nós? Que Deus nos ajude!!!


 Dílson Pinto Bressan – Coronel RR 

Nenhum comentário:

Postar um comentário